top of page

Terapia da Resiliência
e Psicoterapia Somática:

IMG_20240813_093836-EDIT_edited.jpg

“A Terapia da Resiliência enfatiza nossa capacidade inerente de nos curarmos de traumas quando temos acesso suficiente a recursos e apoio. Todo ser humano tem um impulso intrínseco em direção à totalidade quando esses recursos e apoios estão disponíveis.”

Dr Arielle Schwartz

Resiliência é a flexibilidade psicológica (e fisiológica) que nos permite navegar por situações difíceis (tanto internas quanto externas) e eventualmente retornarmos a um estado de equilíbrio dinâmico.

O nosso sistema nervoso automático desempenha um papel central na manutenção de nossa saúde física e mental. A Psicoterapia Somática e a Terapia da Resiliência desenvolvem práticas personalizadas para aprendermos a regularizar o nosso sistema nervoso. Essas práticas fazem uso da neuroplasticidade do cérebro e da Teoria Polivagal (Stephen Porges, PhD)  para cultivar resiliência em nossos sistema nervoso, auxiliando o retorno a um equilíbrio dinâmico entre estímulo e relaxamento (sistema simpático e sistema parassimpático).

 

Essas práticas desenvolvem uma comunicação integrada entre diversos elementos de nosso sistema: corpo (fisiologia), mente (psique), respiração, emoções e interações energéticas (Arielle Schwartz). Essa comunicação gera um ciclo de feedback que auxilia a regulação contínua do sistema nervoso além de fortalecer os circuitos neurais associados a uma vida mais consciente e integrada.

De acordo com a Teoria Polivagal, nossos estados mentais e emocionais estão intimamente relacionados com os estados de nosso sistema nervoso. A flexibilidade de nosso sistema nervoso autônomo facilita a flexibilidade psicológica e emocional, fatores de resiliência que nos ajudam a navegar pelas diversas correntezas da  vida, mantendo o rumo de nossas verdadeiras aspirações.

Cultivando Consciência, Compaixão e Cuidar

20200718154705_00008 (1)_edited_edited.jpg
bottom of page