top of page

Ecologia e Saberes Indígenas

M_edited.jpg
IMG_20240725_180141_edited.jpg

Nossos ancestrais reconheceram que nosso sistema nervoso faz parte do sistema nervoso da Natureza. Quando abrimos nosso campo bioenergético para os mecanismos de regulação de ambientes florestais, de rios e mares, esses campo maiores ajudam nossos corpos  a retornarem a estados de  equilíbrio energético dinâmico. Estudos científicos revelam que ao andar descalço na terra, ou deitar no solo da floresta ou na areia da praia, permitimos uma conexão direta com o campo eletromagnético da terra, que naturalmente regula o nosso próprio corpo. 

​O japonês Dr Qing Li, um dos fundadores da Terapia Florestal realizou estudos científicos que demonstraram os efeitos benéficos de “Banhos de Floresta” na nossa saúde física e mental. Dentre os resultados, estão: redução da pressão sanguínea e doenças cardiovasculares; melhoras na saúde do sistema respiratório; aumento da imunidade; aumento de células anticâncer; diminuição de stress, irritabilidade, depressão, ansiedade e insônia; aumento de bem-estar,  vitalidade, vigor, entusiasmo, entre outros benefícios cientificamente registrados. 

Escrituras ancestrais  da medicina Ayurveda dizem que um dos melhores remédios para todo tipo de doença é caminhar ao ar fresco da manhã, banhado na luz solar. Ayurveda diz que quando estamos em um lugar onde a Natureza está saudável, a própria presença da Natureza conduz o nosso corpo a retornar a saúde. A ciência começa a desvelar essa sabedoria: o simples  cheiro de terra e plantas frescas contém phyto-químicas que  liberam hormônios e neurotransmissores  que estimulam o bom funcionamento do sistema imunológico e estados de bem estar mental e físico. A luz do sol também estimula a produção de neurotransmissores benéficos, sendo um excelente remédio para curar depressão. Ar fresco limpa as toxinas  acumuladas no pulmão e nutre todas as células de nossos corpo, incluindo neurônios.

 

​A nossa saúde pessoal é intrinsecamente relacionada à saúde da Natureza. Quando cuidamos da Natureza, seja em escala local ou global, a Natureza cuida de nós, e conduz nosso corpo e mente a saúde e bem estar. Cuidar de um jardim é  uma medicina física e mental de alto potencial restaurador. Curandeiros Indígenas deitam na terra para permitir que seu sistema nervoso recupere de uma sessão de cura ao sintonizar com o sistema nervoso da Natureza. Taoistas e praticantes de chi kung abraçam árvores para curar doenças e reequilibrar energias.

Estudos de ecologia revelam cada vez mais que a saúde e resiliência de um ecossistema cresce à medida que as conexões simbióticas entre as espécies que vivem nesse ecossistema cresce. As redes de micorrizas de  fungos que entrelaçam as árvores são um exemplo disso. A natureza é nossa maior professora na arte de viver em harmonia e restaurar saúde física, mental, emocional, espiritual e inter-relacional. A compreensão ecológica de corpo, mente e Natureza como sistemas integrados abre caminho para uma exploração da nossa vida e do Universo como sistemas de energias interagindo continuamente em uma rede ilimitada de relações.

 

​A Natureza sempre caminha em direção a reorganização e retorno ao equilíbrio dinâmico. Aprender a alinhar nossa vida interna e externa com os processos da Natureza Universal desperta nossa própria organicidade, a sabedoria intrínseca dentro de cada ser, que nos conduz a estados de resiliência, consciência  e harmonia.

Cultivando Consciência, Compaixão e Cuidar

20200718154705_00008 (1)_edited_edited.jpg
bottom of page