Diversidade

A abordagem biopsicossocial considera fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais e suas interações complexas na compreensão dos estados de saúde física e mental de cada indivíduo e comunidade.
Na ecologia, o aumento da diversidade na fauna e flora de uma floresta aumenta a resiliência do sistema florestal. Além disso, o aumento nas interconexões entre as diversas espécies também aumenta a resiliência. Na teoria sistemática, quando a diversificação de funções e elementos num sistema é acompanhada pelo aumento de integração dessas diversas funções e elementos, o sistema adquire propriedades de auto-organização espontânea, gerando propriedades emergentes e evolutivas.
Quando a gente explora nossa diversidade (interna e externa) de uma maneira integrada e compassiva, o mesmo processo de auto-organização emerge no sistema biológico de nosso corpo, e no sistema psíquico de nossos processos mentais. Essas propriedades emergentes também começam a se manifestar nos sistemas comunitários, sociais e culturais, quando a gente reconhece e honra a diversidade e a integridade de nossa natureza humana.
Cultivando Consciência, Compaixão e Cuidar
